quarta-feira, dezembro 27, 2006

Perguntas e respostas

Eu acho que há dois tipos de perguntas incómodas: aquelas às quais não queremos dar resposta ou aquelas que não sabemos responder. No segundo caso, existem alguns tipos de pseudo-respostas instantâneas, adaptáveis às mais diversas situações – é só abrir o pacote, misturar e sai uma resposta, mais ou menos atabalhoada, do tipo:

Os cálculos ainda não foram feitos… Essa é uma pergunta muita interessante e existe uma tese de 400 páginas que se debruça exactamente sobre esse tema… De momento não tenho presente, mas vou verificar…

Quem não quiser optar pelo mais simples e sincero Não sei! tem ainda uma outra opção. No ano de 1637 (assim reza a lenda), o Sr. Pierre de Fermat estava a ler o segundo volume da Arithmetica de Diophantus e, no seguimento do estudo do teorema de Pitágoras, fez uma descoberta que viria a intrigar os matemáticos durante os próximos 300 anos. O Príncipe dos Amadores enunciou um teorema segundo o qual a potência de um número só pode ser escrita como a soma de duas potências (todas elas com a mesma ordem) se a ordem das potências for igual a dois. Perante a necessidade de apresentar uma demonstração para esta afirmação tão arrojada, o Sr. Fermat garatujou apenas:

Cuius rei demonstrationem mirabilem sane detexi hanc marginis exiguitas non caperet.

Para aqueles que não lêem latim (o que é uma falha imperdoável!), uma tradução livre:

Eu tenho uma demonstração verdadeiramente maravilhosa para esta proposição, mas a margem deste livro é demasiado pequena.

Sem comentários: