domingo, julho 10, 2005

Quem não sabe é como quem não vê - lá diz o ditado popular com muita razão. Porém, existe muita gente que não sabe mas, por incrível que possa parecer, acha que vê e vê melhor e mais longe do que os outros, aqueles que efectivamente sabem. Em portugês corrente, estas personagens são apelidadas de "chicos-espertos". Infelizmente, esta espécie não está em risco de extinção e não está restrita a nenhum habitat pefeitamente circunscrito. Antes pelo contrário, expande-se ao ritmo da pragas de gafanhotos e ocupa qualquer território indiscriminadamente.

Quando estava descontraidamente a fazer uma contas, num guardanapo de pastelaria, para ter uma ideia concreta do valor da probabilidade de sair a alguém o jackpot do Euromilhões, fui interrompida por uma questão colocada por uns olhos dardejantes:
- Está a fazer contas?
Ao que eu respondi que sim e expliquei o objectivo das mesmas. Mal tinha terminado a minha explicação, que não foi demasiado detalhada, por antecipar falta de compreensão do meu interlocutor, já ele me dizia, categoricamente, que eu estava completamente errada! Alguém, que eu não percebi quem, já lhe tinha explicado que "isso estava relacionado com os 76 milhões de pessoas que jogam".

Perante isto, a única coisa que se pode fazer é não insistir...

Sem comentários: